quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sangue Raro - Matéria do Blog Santos no Rock


Correria, problemas, dificuldades, tentações. É. Ser santo nos dias de hoje não é nada fácil, mas com certeza essa busca incessante trará algo prazeroso e gratificante. Podemos sim ser santos no nosso dia-a-dia, com nosso jeito de ser, em nossas tribos. A coluna “As Tribos de Israel” tem por objetivo mostrar como os cristãos estão evangelizando com seus costumes e estilos de vida. Mostrar como a juventude está respondendo ao chamado de Deus de ser santo de calça jeans (parafraseando nosso querido João PauloII).
Nesta semana, peço-vos licença para falar de um grupo que não surgiu dentro de uma Igreja, mas que nem por isso deixa de exercer a caridade e o amor pelo próximo. Estou falando do Sangue Raro. Um grupo de pessoas que se dedicam a realizar campanhas de doação de sangue em diversos lugares do Brasil. Vamos conhecer melhor esta missão.




Logomarca da Campanha "Seu sangue é Raro, Doe!"






Origem
A equipe do Sangue Raro, em entrevista para a coluna As Tribos de Israel, conta que o grupo surgiu com o intuito de alertar as pessoas sobre a necessidade e a importância da doação de sangue. Assim, durante uma conversa em uma sala de bate-papo na internet, nasce a campanha “Seu Sangue é Raro, Doe!”. Ao longo da conversa, os participantes abordaram casos de pessoas que necessitavam de transfusões intermitentes de sangue, além daquelas que esperavam por um transplante de medula óssea. Sensibilizados com a situação, os integrantes articularam uma forma de reunir, em um único dia, todos que pudessem doar no Hemocentro de Belo Horizonte – MG. Através de mensagens nas mais diversas redes sociais (Orkut, Twitter, Facebook, blogs) começaram a espalhar a idéia, convidando seus amigos a aderirem ao movimento. Assim, em novembro de 2009 surgiu a idéia, mas a primeira campanha foi realizada no dia 17/07/2010.


Missão e encontros
A campanha “Seu Sangue é Raro, Doe!”, possui caráter inteiramente voluntário e objetiva estimular a doação de sangue e o cadastro nos bancos de medula óssea. Os membros se reúnem mensalmente em encontros presenciais em espaços públicos, e contatos quase que diários por e-mail.

Como participar
O Sangue Raro tem hoje cinco pessoas responsáveis pela campanha e inúmeros parceiros e apoiadores que procuram e auxiliam na divulgação e na organização no dia do evento. Quem quiser ajudar, pode se cadastrar no sitehttp://www.encuestafacil.com/RespWeb/Cuestionarios.aspx?EID=945543&MSJ=NO#Iniciopara que os responsáveis tenham um contato mais fácil, porém, o Sangue Raro também está no twitter @sangueraro, Orkut, facebook e no blog: http://sangueraro.blogspot.com/ .

Campanhas e Parcerias
Ivan Varotto, um dos responsáveis pela comunicação do grupo, afirma que a primeira edição da campanha ocorreu no dia 17 de julho de 2010 e reuniu no Hemominas, em Belo Horizonte, cerca de 50 pessoas ao longo do dia. Já em segunda edição, que ocorreu em 05 de fevereiro de 2011, a campanha “Seu Sangue é Raro, Doe!” recebeu o apoio de mais de 100 pessoas em uma única manhã de doação, além de um grupo na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, ter se mobilizado para motivar a doação de sangue lá.
Ele também falou das parcerias. “Contamos com o apoio de outros movimentos, bandas, blogs, etc. que não tem foco na doação, mas participam ativamente. Podemos citar como exemplo o site ‘Sou BH solidário’, Blog ‘Olhando de Frente’, Bandas como The Reason (SP), Manitu (MG), a comunidade ‘Nova Semente’ entre outras, e várias pessoas que nos apoiam divulgando nas redes sociais os dados da campanha”, afirmou. Além deles, o Sangue Raro tem o contato e o apoio de outros grupos como os projetos Veia social e o Doe sangue Paraíba, que promovem a conscientização da doação de sangue e da medula óssea.

Crescimento e projetos futuros
A equipe SR afirma que quando a campanha começou, eles imaginavam que iriam ter o apoio apenas dos amigos da comunidade do TMMG (Teatro Mágico MG), mas no dia da primeira campanha já notaram que não seria assim, pois muitas pessoas de fora do grupo estavam presentes para doar. Isso motivou a realização de uma segunda campanha e, nesse meio tempo, pessoas procuravam pela coordenação do SR querendo levar a idéia/missão para as cidades delas, além de bandas e artistas realizando trabalho para divulgação, etc. Com isso, o nosso sonho de ajudar o próximo crescia mais e mais.
Hoje está sendo organizada a terceira campanha em Minas Gerais e em planejamento está uma a nível nacional, com os nossos parceiros, dentre eles, uma campanha no Rio de Janeiro com a equipe do Projeto “Santos no Rock”. Ainda tem mais. A equipe está sempre procurando parcerias para que a campanha seja realizada também em outras cidades, para com isso ser a nível nacional.



Mensagem da Equipe Sangue Raro para o Santos no Rock...
“Uma mensagem que sempre dizemos ‘Seu sangue é raro! Doe!’ Vocês estarão salvando várias vidas com esse gesto tão simples! Não fiquem presos a mitos e a picada da agulha, a força de ajudar deve ser maior!”

Links Importantes:

Cadastros Parceiros e colaboradores:http://www.encuestafacil.com/RespWeb/Cuestionarios.aspx?EID=945543&MSJ=NO#Inicio 
Twitter: http://twitter.com/sangueraro
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2113165308498125299 e http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=101672821
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001945651246
Blog: http://sangueraro.blogspot.com/
Videos:
http://www.youtube.com/watch?v=DvNdY-c-wDM
http://www.youtube.com/watch?v=WCX2FIi26L0
http://www.youtube.com/watch?v=7S1oqsVRtmc
http://www.youtube.com/watch?v=9bMTuxWfHIA



Jovem no ato da doação de sangue


Pois então, é hora de arregaçar as mangas e de preparar os braços e o coração solidário para praticar esse gesto tão simples e, ao mesmo tempo, tão nobre. Ser santo não é só rezar. Já nos ensina São Tiago que “Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tg 2, 26). Portanto, esse gesto é um ato de amor para com o próximo e nos aproxima da santificação.  DOAR SANGUE TAMBÉM É SER SANTO E SER SANTO É RADICAL.


Por Giancarlo Souza
Fonte: http://santosnorock.blogspot.com/2011/06/as-tribos-de-israel-sangue-raro.html

domingo, 19 de junho de 2011

Concurso Nova Arte SR

Olá Galera!

A equipe sangue raro chega com mais uma novidade para vocês!

A nossa próxima campanha será no dia 06/08/2011. Mas precisamos divulgar para que um número maior de pessoas possam comparecer e doar! Pensando nisso, convidamos vocês que sabem usar programas gráficos para nos ajudar!

Está aberto o concurso para a nova arte da campanha “Seu Sangue É Raro, Doe!”.

A primeira Arte foi a Cynthia Tyn quem fez (http://twitpic.com/20le78) e a da segunda campanha, foi o Ivan Varotto (http://twitpic.com/3spet0). A próxima pode ser você!

Você pode ter um trabalho visto por várias pessoas, empresas, etc. Para isso, basta criar uma arte nova, totalmente livre, usando só a logo da nossa campanha!

Concurso para a nova arte da campanha
§  Inicio dia 20/06/11. Término 30/06/11
§  Resultado dia 02/07/11
§  Deverá constar a logo da campanha "Seu Sangue É Raro, Doe!". No mais, está livre o uso da criatividade.
§  Deverá constar os dados abaixo:
·         Data: 06/08/11; Horário: Concentração das 09:00 às 09:30
·         Local: Palácio das Artes
·         Às 09:31 seguiremos para o Hemominas localizado na Alameda Ezequiel Dias, 321, Santa Efigênia. BH/MG
Ou em um Hemocentro perto de você!
·         Contatos: (31) 9832-2727 (Varotto)
(31) 9636-8939 (Stone)
§  Deverá ter 2 versões
·        Uma versão limpa (para que possamos confeccionar os adesivos e demais veículos sem as informações de data e hora)
·         Outra versão com endereço, horário e meios de contato (Flayer, cartazes, etc)
§  Deverá ser entregue:
·         Um arquivo no formato do CorelDraw 12 (.cdr),
·         Fontes (letras) usadas,
·         Exportado para imagem JPGE,
·         Imagens usadas
§  Enviar por e-mail seusangueeraro@gmail.com, com os dados para contato
§  Iremos confirmar recebimento para o candidato
§  Se nenhum for aceito, será de responsabilidade da equipe Sangue Raro tentar criar a arte ou expandir o prazo.

A escolha


O julgamento da melhor arte que representará a próxima campanha será feito pela equipe Sangue Raro e divulgado no dia 2 de julho. Deste resultado não cabe nenhum tipo de recurso.


Ao participar deste concurso, o criador da arte está ciente de que não será remunerado de nenhuma forma e autoriza a equipe Sangue Raro a veicular a arte de forma gratuita para fins de divulgação da campanha.

Gostou?
Estamos aguardando o seu trabalho!! Obrigado pelo apoio!

Equipe Sangue Raro