domingo, 30 de janeiro de 2011

Será q posso doar?

Ola pessoal! tudo bem?
Algumas pessoas ficam na duvida se podem ou não doar, então para ajudar vocês fizemos um pequeno compilado das informação mais importantes!
Para ter acesso ao conteúdo completo acesse o link http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao . Nele tem uma lista bem completa do que será feito na triagem!
Espero que vocês gostem! Duvida entrem em contato com a gente! abs
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Condições para doar
A Fundação Hemominas adota como critérios básicos para avaliar quem se encontra ou não apto a doar sangue aqueles estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável pela legislação nacional de hemoterapia. Além desses, a Hemominas observa outros critérios, visando à proteção e segurança de doadores e receptores.
Nesse sentido, cabe esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o assunto. Algumas situações, pela sua natureza mais delicada, somente podem ser discutidas com o profissional responsável pela triagem do candidato à doação. O candidato é entrevistado por um profissional de saúde, que faz algumas perguntas de caráter pessoal e íntimo. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo. A Hemominas não discrimina ninguém, mas existem doenças que podem ser transmitidas pelo sangue e que, às vezes, não podem ser totalmente evitadas com a realização dos exames laboratoriais de triagem do sangue, já que existe um período no qual as infecções nem sempre são detectadas nos exames.
Vale lembrar, também, que estas normas são submetidas à revisão periódica e sugere-se verificá-las, sempre que se desejar doar sangue.


Para doar sangue é necessário apresentar um documento oficial de identidade que contenha foto, filiação e assinatura: carteira de identidade, carteiras de Conselhos de Classe reconhecidos oficialmente, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte, carteira nacional de habilitação (somente o modelo com foto). Documentos que possuem validade, como o passaporte e a carteira de habilitação, somente serão aceitos dentro do seu período de validade.


Idade 
Podem doar sangue pessoas entre 18 e 65 anos, 11 meses e 29 dias.

Peso  
A doação de sangue é realizada considerando-se um volume máximo por quilo de peso. Para mulheres, o volume máximo é de 8ml /kg e, para os homens, 9ml/kg. A coleta é também proporcional ao volume de anticoagulante em cada bolsa de coleta, razão que limita a coleta de volumes menores de sangue. Assim, na Fundação Hemominas coletam-se bolsas de sangue de acordo com as seguintes condições:
·                                  Homens: 450ml
·                                  Mulheres até 54,9kg: 410ml
·                                  Mulheres com 55 kg ou mais: 450ml
O peso será verificado no momento da doação e será descontado 1 kg referente ao peso da roupa.

Estado geral 
O candidato à doação deve comparecer em condições plenas de saúde. Assim, se estiver apresentando qualquer sintoma, mesmo que leve, deverá aguardar a melhora para então procurar uma unidade de coleta. Lembrando que a doação é um gesto que permite salvar vidas, mas que não deve e não pode prejudicar a saúde do doador.

Nutrição 
O candidato a doador deve se encontrar em boas condições nutricionais, a fim de que seu organismo possa responder adequada e prontamente à doação de sangue. O sangue doado é rapidamente reposto, a partir das reservas de líquido, vitaminas e minerais do corpo. Por isso, caso haja algum déficit protéico-calórico ou vitamínico, deve-se aguardar a normalização do estado nutricional para doar sangue. Caso se observe uma perda rápida de peso acima de 10% do peso inicial, é preciso aguardar três meses após a estabilização para a doação de sangue, mesmo que não se tenha utilizado medicamentos. Se houver perda de peso, sem que a pessoa tenha se submetido a dietas ou condicionamento físico, recomenda-se procurar o médico para averiguar o motivo.

Temperatura 
O doador deve estar sem febre. A temperatura será aferida no momento da triagem e não poderá exceder 37° C.

Frequência cardíaca / pulso 
Serão avaliados pelo médico. Devem ser regulares e estar entre 60 e 100 batimentos / pulsação por minuto. Fora destes limites, apenas a critério médico.

Pressão arterial 
Será aferida no momento da doação. A pressão sistólica (máxima) não poderá exceder 180mmHg ou estar abaixo de 90mmHg; a pressão diastólica (mínima) não poderá exceder 100mmHg ou estar abaixo de 60mmHg. É oportuno lembrar que a pressão arterial pode modificar-se rapidamente em resposta a exercícios físicos e ansiedade. Assim, não fazer esforço vigoroso antes de doar e permanecer tranquilo antes e durante a entrevista evitará que a doação não se efetive devido a uma alteração aguda da pressão arterial.

Candidato portador de hipertensão arterial 
Essas pessoas somente poderão doar sangue na Fundação Hemominas se estiverem em uso de uma única classe de medicamento que não contraindique por si só a doação (excluindo também medicamentos com associações em suas fórmulas), apresentando níveis pressóricos controlados e sem lesões em órgãos alvo (por exemplo, coração, rins, olhos). Para avaliar tais condições, será necessário, portanto, que o candidato à doação apresente relatório do seu médico assistente comprovando o controle clínico adequado. No dia da doação, a pressão arterial será aferida e a doação apenas será realizada se a máxima estiver abaixo de 140mmHg e a mínima abaixo de 90 mmHg.

Repouso  
O candidato deve ter dormido, pelo menos, quatro horas. Idealmente, deve ter dormido dentro do seu habitual, sentindo-se descansado no momento da doação.

Sintomas comuns
  •  febre (pico isolado) sem outros sintomas associados: aguardar sete dias após a melhora do sintoma;
  •  febre persistente de origem indeterminada: aguardar diagnóstico ou, no mínimo, três meses sem febre;
  •  diarreia sem necessidade de uso de antibióticos: aguardar sete dias após a melhora dos sintomas;
  •  gripe ou resfriado: aguardar sete dias após a melhora dos sintomas.

Para doar sangue o candidato não poderá estar em jejum. Se for doar pela manhã, fazer uma refeição leve, sem gorduras, como café, bolo, pão, cereais e frutas, por exemplo. Após almoço, jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso deve-se aguardar três horas para efetuar a doação. Após refeições gordurosas ou copiosas será necessário aguardar quatro horas. Refeições com elevado índice de gordura, como a feijoada, podem interferir na execução dos exames; assim, sugerimos que nesta situação a doação seja realizada no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário